

Qual o prazo de validade do Diesel
O Operador/Motorista, depois de suas férias, executa o checklist do equipamento ou caminhão, e depois de assegurar que está tudo ok, dá partida no equipamento, depois de inúmeras partidas, detecta que o mesmo não funciona e solicita manutenção.
O dono do estabelecimento, possui um grupo gerador de stand-by e após 3 meses ocioso, a energia acaba, hora de colocar aquele gerador para trabalhar. Gerador com poucas horas rodadas e depois de muito tentar o proprietário tem de buscar no mercado uma empresa para prestar manutenção no equipamento.
Nos dois casos o mesmo diagnóstico, defeito na bomba injetora, a empresa ou o técnico mostram a foto de uma peça cheia de borra, e ferrugem. Sinal de falta de manutenção, mal uso? Talvez! Mas nem sempre.
Fato é que temos uma série de motivos que causam esses problemas e aqui não vamos expor os óbvios que são falta de manutenção e mal uso, pois esses são os que sempre são avaliados.
- Diesel velho
- Horário de abastecimento incorreto
- Oxidação no tanque de combustível
- Dimensionamento do tamanho do tanque, incompatível com a aplicação
Diesel velho
Sim, o diesel envelhece, assim como qualquer outro óleo mineral, mas há um agravante, em janeiro de 2008, passou a ser obrigatório o uso do Bio Diesel, em uma proporção de 2% ao Óleo Diesel Mineral. E como sabemos “coisas orgânicas” quando envelhecem se decompõem, e a decomposição é um processo causado por microrganismos. E a variável microrganismo não era previsto, e ainda não é em nenhum projeto ou norma conhecida para produção de motores.
Sim os microrganismos estão consumindo seu biodiesel, e gerando sabe-se lá o que de resíduos dentro do seu sistema de injeção. Como não podíamos deixar de dar um nome, chamamos genericamente de “borra’.
Abaixo temos o resultado desse material biológico, presente no diesel, nesse dia estávamos efetuando a limpeza de um tanque de um Gerador Atlas Copco QAS 55 KVA, durante a parada para manutenção.
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