

TIER IV não é sinonimo de baixa Emissão!
Em 2022 um dos grandes temas da Humanidade é sem dúvida o aquecimento global e com isso vem o controle de gases de efeito estufa, nesse sentido podemos ver que pelo menos entre as 10 maiores empresas Brasileiras listadas em Bolsa há um programa de redução ou compensação de emissão de CO2. Uma das ações das empresas é optar por motores em sua frota que utilizam a tecnologia TIER IV por ser menos poluente, mas isso não é exatamente preciso caso não seja adotado uma série de governanças de forma a assegurar uma manutenção bem feita, nesse artigo pretendemos exemplificar pequenos defeitos cotidianos que tornam motores TIER IV tão poluentes como qualquer outro.
Para quem se interessar abaixo segue o link dos programas de controle de emissão dessas empresas:
No contexto onde atuamos percebemos que muitos clientes entre eles grandes players econômicos e que detêm compromissos públicos com o controle de emissão de gases de efeito estufa, não avaliam corretamente o impacto que a manutenção de motores a diesel aplicados em veículos e equipamentos estacionários tem na emissão de gases de efeito estufa.
Para entender todo motor a diesel é uma fonte de efeito estufa, isso ocorre pois o resíduo da queima do diesel é composta principalmente por monóxido de carbono, dióxido de carbono e dióxido de nitrogênio além de material particulado (carbono, enxofre, nitrogênio, entre outros), então é fato que por si só se existe um motor a diesel existe uma fonte de gás de efeito estufa, mas há fatores que podem aumentar a emissão desses gases a seguir iremos detalhar alguns pontos que farão o motor a diesel poluir mais do que ele deveria.
Usar combustível S500 ao invés do S10
O “S” das siglas S10, S50 e S500 significa quantas partículas por milhão de enxofre existem no combustível, quando falamos em usar S10 em motores mais antigos produzidos antes de 2012, o que acontecerá é que ele não irá aproveitar as vantagens do uso de um combustível mais eficiente, porém em teoria irá reduzir a emissão de particulado ou fumaça preta, além de reduzir também a carbonização do motor. Quando falamos de motores mais novos além da maior emissão de gases de efeito estufa, ainda temos a saturação prematura do filtro de partículas.
Filtro de partículas saturado: Vários equipamentos hoje que atendem a norma TIER IV utilizam o sistema de filtro de partículas, quando esse filtro fica saturado, os equipamentos costumam entrar em modo de emergência e funcionam somente em marcha lenta e para operações de deslocamento por exemplo, até que se troque o filtro de partículas, que são extremamente caros (para se ter uma ideia o filtro para óleo de um caminhão pequeno como uma IVECO DAILY, está em torno de R$6000,00). Um recurso muito utilizado por diversas empresas é burlar esse sistema, não iremos descrever como é realizado pois é um procedimento incorreto e que não deveria ser executado.
Regulagem de Válvulas
Item básico em qualquer manutenção preventiva a regulagem de válvulas no motor a diesel, determina qual será o deslocamento linear em milímetros das válvulas de admissão e de escape, ou seja, qual será a área que o ar de admissão e escape terá para passar.
Para entendemos melhor vou falar uma linguagem mais técnica, se quiser pulem essa parte, a área da cabeça da válvula é dada em cm², e o deslocamento do pistão é dado em cm/s o produto dessa área pela velocidade do pistão é a vazão dada em cm³/s. se a válvula demora mais para abrir há uma redução da área disponível para o ar passar por consequência há um estrangulamento, como o ar tem uma grande elasticidade o que ocorre é quem nem todo o ar sairá pelo escapamento ou será admitido menos ar na admissão, o que resultará num processo de queima imperfeito.
Queima imperfeita: Queima imperfeita é causada por excesso de combustível, falta de ar, excesso de compressão ou baixa compressão em qualquer dos casos o resultado é aumento de consumo, e de gases de efeito estufa, além da redução da potência.
Filtro de ar Obstruído
Um dos problemas mais encontrados em equipamentos de mineração e construção civil, o filtro de ar obstruído reduz a passagem do ar, como o ar é elástico ele termina criando um vácuo durante o deslocamento do pistão e preenchendo o espaço mesmo com menos moléculas, o que resultará numa queima imperfeita, quando o filtro satura a um ponto crítico o resultado pode ser observado na fumaça que sai do equipamento.
Esse item de ser observado conforme o local onde o motor está atuando, muitos departamentos de manutenção e de PCM se focam no manual do fabricante, que indica uma periodicidade de troca, porém o correto é fazer uma inspeção para que seja avaliado conforme a realidade do local. Essa inspeção é muito simples e pode ser realizada pelo próprio operador.
Filtro de Combustível Obstruído
Outro problema comum são os filtros de combustível obstruídos, com a queda de pressão causada pela restrição destes os bicos injetores não conseguem pulverizar o diesel e ao invés de uma nuvem saem pequenas gotas ou jatos esse combustível não consegue explodir corretamente o que também causa uma queima imperfeita.
Tanque de Combustível contaminado
O tanque de combustível ao longo do tempo vai recebendo impurezas do abastecimento, pelo respiro do tanque e também pela deterioração do combustível em seu interior, uma limpeza regular dele deve estar em qualquer plano de manutenção periódico. Métodos como endoscopia industrial podem ser utilizados para inspecionar o tanque.
Sistema de intercooler
Componente resfria o ar admitido pelo motor, aumentando seu rendimento volumétrico. Primeiro, vale explicar que o intercooler é uma espécie de radiador que tem a função de resfriar o ar admitido pela turbina de um motor. Por ser mais denso, esse ar mais frio ocupa menos espaço podendo assim reagir com mais moléculas de combustível. Esse sistema é crítico quando falamos em emissão de gases de efeito estufa, pois menos ar significa…. Queima Imperfeita.
Possíveis falhas desse sistema:
- Mangueiras Furadas;
- Abraçadeiras Desconectadas;
- Intercooler furado;
- Intercooler obstruído;
- Falta de aperto na correia da hélice causando deslizamento e menor vazão de ar pelo intercooler;
- Intercooler muito remendado, ocorre quando já houveram vários reparos no intercooler e ele não é mais eficiente;
- Já pegamos inclusive um sistema onde o intercooler estava desconectado, pois a abraçadeira estava solta.
Turbo travado
E um problema de fácil detecção, pois quando o sistema de turbo ou turbina trava há a formação de muita fumaça preta, pois falta ar na admissão. O sistema de turbo é responsável por aproveitar o gás de escape para girar um eixo que comprime ar da atmosfera e aumenta a quantidade de ar admitido pois diminui o volume do mesmo. Na pratica ele melhora a queima reduzindo significativamente a quantidade de combustível necessário para uma mesma potência. Turbo travado então significa queima imperfeita.
Turbina em corte: Disponivel em http://www.turbojam.com.br/turbina.html
Fica evidente que mesmo com a adoção de práticas sustentáveis é necessário ter muita atenção com os ativos que utilizam motores a diesel, pois mesmo que se opte por motores com menos emissão como motores Tier IV, se não houver um grande rigor na manutenção, esses motores passarão a poluir tanto quanto motores mais antigos em questão de horas ou KM. Basta apenas um filtro obstruído, um abastecimento incorreto ou mesmo uma abraçadeira solta para esses motores mais limpos se tornarem os mesmos vilões que motores de 30 ou 40 anos atrás.
Caso tenha motores estacionários em sua empresa e queira bater um papo conosco sobre emissão de gases de efeito estufa, manutenção ou outro assunto relacionado estamos à disposição!
Anthony Collucci
Eng. Mecânico
CREA MG 284811/D
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